A Síndrome de Burnout é um problema cada vez mais comum na sociedade atual. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 90% da população mundial sofre com stress no seu dia a dia. A longo prazo, este problema pode gerar questões como ansiedade, depressão e diversas outras doenças. A Síndrome de Burnout é um tipo específico de stress causado pelo trabalho e é caracterizada por sensação de exaustão, distanciamento mental do trabalho, pensamentos negativos e sentimentos de frustração e ineficácia. A falta de realização, a frustração ou o desinteresse pelo trabalho são apenas algumas das causas de um problema cada vez mais notório em escala mundial.
O que é a Síndrome de Burnout?
A Síndrome de Burnout é um problema psicológico que está relacionado com a exaustão física e mental. Caracteriza-se sobretudo pela exaustão emocional e pela diminuição do envolvimento pessoal no trabalho. Ela não é necessariamente uma doença, mas sim uma alteração de cunho psicológico, que pode ter consequências graves na saúde física e mental do indivíduo.
De acordo com a OMS, é uma síndrome “resultante do stress crónico no local de trabalho que não foi gerido com sucesso”, caracterizando-se por “um sentimento de exaustão ou sentimentos negativistas ligados ao trabalho e eficácia profissional reduzida”. É um processo gradual que leva a uma alteração psicológica e está exclusivamente ligado ao ambiente de trabalho.
Quais são as suas causas?
A Síndrome de Burnout pode ser causada por diversos fatores relacionados com o ambiente de trabalho. Excesso de tarefas ou de carga horária, dificuldade em gerir momentos de stress ou um contacto diário muito exigente com outras pessoas podem desencadear uma ruptura na capacidade de trabalhar e de viver com qualidade. A pressão por resultados, a falta de reconhecimento e a realização de trabalhos que não sejam gratificantes também podem contribuir para o desenvolvimento da síndrome.
Profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros, polícias e mulheres trabalhadoras, mães e ao mesmo tempo que gerem as tarefas domésticas, correm risco maior de desenvolver a síndrome. É mais provável nas mulheres, uma vez que “sofrem de excesso de trabalho e de estresse pela acumulação de papéis, que implicam tarefas e exigências profissionais, parentais e domésticas num grau muito superior ao que acontece com os homens”.
Quais são os sintomas?
Os sintomas desenvolvem-se progressivamente. Podem começar por se manifestar como sinais ligeiros, suaves, quase imperceptíveis, até se tornarem numa perturbação incapacitante. O esgotamento profissional “é pautado por sintomas de ansiedade, angústia, desorganização e até depressivos”, segundo especialistas. A desmotivação, a fadiga e o sentimento geral de insatisfação são três exemplos de sintomas que se estendem desde o escritório até ao contexto familiar.
Como identificar a Síndrome de Burnout?
A identificação da Síndrome de Burnout é uma tarefa importante, pois quanto mais cedo for diagnosticada, maiores serão as chances de sucesso do tratamento. Os sintomas da síndrome podem variar de pessoa para pessoa e podem ser confundidos com outros problemas de saúde, como depressão ou ansiedade. É importante que o indivíduo fique atento a alguns sinais que podem indicar o desenvolvimento da síndrome, como:
- Sentimento de exaustão física e mental;
- Desmotivação e desinteresse pelo trabalho;
- Dificuldade em concentrar-se e em tomar decisões;
- Irritabilidade e agressividade;
- Alterações no sono;
- Dores de cabeça, musculares e de estômago;
- Aumento do consumo de álcool e drogas;
- Isolamento social.
Como prevenir a Síndrome de Burnout?
A prevenção da Síndrome de Burnout passa por algumas mudanças comportamentais e organizacionais no ambiente de trabalho. Algumas medidas que podem ser adotadas incluem:
- Estabelecimento de horários e carga horária adequados;
- Realização de atividades fora do ambiente de trabalho que proporcionem lazer e bem-estar;
- Estímulo ao trabalho em equipa e ao diálogo entre os colegas;
- Promoção do reconhecimento e valorização dos funcionários;
- Estabelecimento de metas realistas e alcançáveis;
- Estímulo à prática de atividades físicas e de relaxamento.
Como tratar a Síndrome de Burnout?
O tratamento da Síndrome de Burnout é um processo que pode envolver o uso de medicamentos e/ou terapia psicológica. O objetivo é auxiliar o indivíduo a identificar as causas do problema, a desenvolver estratégias para lidar com o stress e a recuperar a sua autoestima e motivação no trabalho. Algumas técnicas que podem ser adotadas incluem:
- Terapia cognitivo comportamental;
- Psicoterapia centrada na emoção;
- Medicação para tratar a ansiedade e a depressão;
- Relaxamento e meditação;
- Mudanças no estilo de vida, como praticar atividades físicas e alimentação saudável.
Conclusão
A Síndrome de Burnout é um problema cada vez mais comum na sociedade atual e está relacionado com o ambiente de trabalho. É caracterizada por sensação de exaustão, distanciamento mental do trabalho, pensamentos negativos e sentimentos de frustração e ineficácia. Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e podem ser confundidos com outros problemas de saúde. A prevenção da síndrome passa por algumas mudanças comportamentais e organizacionais no ambiente de trabalho, enquanto o tratamento pode envolver o uso de medicamentos e/ou terapia psicológica. É importante estar atento aos sinais e procurar ajuda profissional caso necessário.
Na Fox IT preocupamo-nos com todos os profissionais.
Referências:
- https://vidasaudavel.einstein.br/sindrome-de-burnout/
- https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/sindrome-de-burnout-esgotamento-profissional/
- https://www.santander.pt/salto/sindrome-burnout-o-que-e#:~:text=S%C3%ADndrome%20de%20burnout%3A%20o%20que%20%C3%A9&text=%E2%80%9CCarateriza%2Dse%2C%20sobretudo%2C,consequ%C3%AAncias%20importantes%20na%20vida%20privada.
- https://expresso.pt/geracao-e/2023-04-18-Um-guia-para-perceber-a-sindrome-de-burnout-em-Portugal-o-quinto-pais-que-mais-horas-trabalha-na-OCDE-f6aa6e9d
- https://www.apd.pt/o-que-e-a-sindrome-de-burnout-e-o-que-a-causa-no-trabalho/